Mensagens populares

sábado, 28 de julho de 2012

Pampilhosa da Serra


Pampilhosa da Serra . Rio Unhais


Lenda dos Mouros da Pampilhosa da Serra
“ Em tempos muito recuados, existia uma comunidade de mouros, na freguesia da Pampilhosa da Serra, que habitava numa gruta da “ Ponte da Covilhã”. Certo dia, uma moura encontrava-se em trabalho de parto e estava em grandes dificuldades para ter o bebé, pelo que o marido correu à povoação, em busca de ajuda. Ao chegar lá, soube que havia uma senhora  que fazia partos e foi procura-la. Como as pessoas da povoação tinham muito medo dos mouros aconselharam-na a não ir, pois podia ser morta, ma sela encheu-se de coragem e foi ajudar no parto, que acabou por correr bem.

Em agradecimento pela sua boa vontade e serviços prestados, o mouro ofereceu à senhora quatro pedras de carvão, e esta, pelo caminho interrogou-se: - Para que quero eu isto!? E decidiu deitar as pedras fora, mas pensando melhor,  acabou por ficar com duas delas para recordação, atirando-as para lareira quando chegou a casa.

No dia seguinte, a boa da “parteira” apercebeu-se que o carvão se tinha transformado em ouro, e saiu em busca das outras duas, mas tinham desaparecido.”


Moral da história: “Nunca devemos desprezar aquilo que nos dão”. 


Fonte: António Lourenço, Património Pampilhosense, Edição da Casa do concelho de Pampilhosa da Serra,  Maio 2002

Sem comentários:

Enviar um comentário